É com imenso orgulho que a Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3) celebra a promoção da Professora Songelí Menezes Freire à classe de Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No dia 6 de dezembro de 2024, a professora Songelí defendeu brilhantemente seu memorial acadêmico, marcando um momento significativo em sua trajetória profissional que representa o reconhecimento de anos de dedicação e valiosa contribuição à academia, à sociedade e à Biossegurança e Bioproteção no Brasil.
Além de seu papel como educadora e pesquisadora, Songelí é uma ativa participante de sociedades científicas, incluindo a SB3, onde colabora na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos. Sua liderança e compromisso com a capacitação contínua têm inspirado muitos e contribuído para a consolidação da Biossegurança e Bioproteção em nosso país.
A SB3 expressa sua gratidão por ter a professora Songelí como membro e parabeniza-a por este marco em sua carreira, por seu exemplo e dedicação que contribuem para formar a cultura da Biossegurança e a inspirar as futuras gerações.
“Falar dessa profissional fantástica e dedicada ao que se propõe é correr um dicionário inteiro e não achar palavras! Além de sua competência, dedicada à nossa Biossegurança e Bioproteção sem fronteiras, tem a preocupação de levar o seu conhecimento aos alunos que têm o privilégio de serem seus orientandos. Foi lindo de assistir a sua apresentação, sem ao menos, piscar os olhos! Nossos parabéns, somos gratos por tê-la em nosso time!” Antonio Carlos Vinhas
“Gostaria de dar meu depoimento pessoal sobre a contribuição da Biossegurança no Brasil, onde a Professora Songeli liderou desde o início dos anos 2.000 atividades acadêmicas e treinamentos que foram fundamentais para multiplicar os conhecimentos da Biossegurança como Ciência no Brasil. Professora Songeli esteve a frente do Comitê Científico da Associação Nacional de Biossegurança-ANBio para realização da oitava edição do Congresso Brasileiro de Biossegurança em Salvador em 2013 que reuniu cerca de 800 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, sendo considerado evento de referência para o Brasil e países da América Latina.
Felicito neste momento a Profª Songeli e a Universidade Federal da Bahia por mais esta conquista.” Leila Macedo