Diretoria

Cláudio Mafra
Presidente

Médico Veterinário, com mestrado em Parasitologia e doutorado em Bioquímica, completou vários estágios pós-doutorais no Centro Colaborador da OMS para Doenças Tropicais e no Centro de Biodefesa e Doenças Infecciosas Emergentes, Laboratório Nacional Galveston, na Universidade do Texas Medical Branch em Galveston, EUA. Atualmente, atua como Professor Titular no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Brasil, contribuindo também como professor e orientador nos programas de mestrado e doutorado em Bioquímica Aplicada nesta e outras instituições de ensino superior, pesquisa e inovação. Sua expertise abrange Doenças Parasitárias, Bioquímica e Biologia Molecular de Parasitas e Vetores, Bioinformática e Epidemiologia Molecular.

Com um forte interesse em Gerenciamento e Governança de Biossegurança e Biosegurança, seu trabalho aborda regulamentações e normas nacionais e internacionais, práticas e rotinas diárias. Também se concentra em entender os
desafios únicos da América Latina e países relacionados, apoiando várias instituições no desenvolvimento de projetos de biossegurança, biosegurança e instalações de alta contenção biológica.

É certificado para trabalhar e operar em ambientes de alta contenção biológica (NB-3, NB-3A) de acordo com os padrões adotados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), EUA. Profissional Certificado em Avaliação de Risco Biológico pela IFBA, colabora como membro do Conselho de Certificação desta federação. Atua como consultor na área de Biossegurança e Biosegurança para diversas instituições no Brasil e no exterior, incluindo CNPq, CAPES, FINEP, FAPESP e iGEM. Contribuiu para o estudo do futuro laboratório brasileiro BSL-4 e para o desenvolvimento da Política Nacional de Biossegurança e Biosegurança. Escreveu o livro Pensando em uma Infraestrutura Estratégica Nacional: O Laboratório Brasileiro BSL-4.

Pedro Canisio Binsfeld
Vice-presidente

Doutor em Biotecnologia (Summa cum Laude) pela Rheinische Friedrich Wilhelms Universität Bonn – Alemanha (1999) e Doutor em Ciências – Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Pós-doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de Sydney – Austrália (1999). Habilitation (2000-2001). Docente e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel (2002-2005) e na Universidade de Bonn – Alemanha (2001-2009). Integra o Conselho de Administração da Hemobrás. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da FIOCRUZ. Pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI. Integra equipe de projetos de Inovação no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Biomédica da UNB. Atuou como Secretario Executivo da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP e Diretor adjunto do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde além de Coordenador Geral de Assuntos Regulatórios – DECIIS/SCTIE no Ministério da Saúde. Na ANVISA como assessor chefe na Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitário – DIMON e na Diretoria de Regulação Sanitária – DIREG, em áreas de inovação e regulação em saúde. Pela ANVISA integrou o Global Summit on Regulatory Science (GSRS), e indicado pelo Ministério das Relações Exteriores como Expert brasileiro no ATHEG – Biosafety Clearing House – UNEP/CDB. De 2008 a 2019, na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde atuou como Coordenador Geral de Assuntos Regulatórios e inovação em Saúde, incluindo o acompanhamento de Convenções e Protocolos Internacionais. Por 4 anos atuou como Autoridade Nacional Competente do Ministério da Saúde para Protocolo de Cartagena. Coordenou Comitê de Nanotecnologia da Anvisa. Representante do Ministério da Saúde no Comitê Nacional de Biotecnologia e no Comitê Interministerial de Nanotecnologia do Ministério da Industria e Comércio. Entre 2008 e 2013 foi membro Titular do Ministério da Saúde na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Conselheiro Titular do Ministério da Saúde no Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselheiro Titular do Ministério da Saúde no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) do Ministério do Meio Ambiente, Coordenador da Comissão de Biossegurança em Saúde do Ministério da Saúde; Comitê de Acesso ao Genoma Humano, e Comissão de Propriedade industrial e Intelectual. Consultor da Organização Pan-americana de Saúde – OPAS/OMS. Atuou como docente, orientador e colaborador em Programas de Pós-Graduação em áreas científicas, tecnológicas e de políticas públicas com ênfase em temas estratégicos e inovadores de politicas públicas e inteligência institucional.

Karinne Spirandelli Carvalho Naves
1º Secretário

Graduada em Odontologia (2000), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia com área de concentração em Microbiologia na linha de Infecções Nosocomiais (Programa de Imunologia e Parasitologia Aplicadas – UFU). Docente do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nas disciplinas Microbiologia e Biossegurança.

Coordenou a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital Odontológico da UFU. Atualmente, atua como Presidente da Comissão Interna de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia e compõe a Comissão Local de Biossegurança do Instituto de Ciências Biomédicas.

Paula Amorim Schiavo
2º Secretário

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência no diagnóstico laboratorial da Febre Aftosa, Estomatite Vesicular e doenças diferenciais, diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina, Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO 17025:2005) e Gestão de Riscos Biológicos em Laboratório. Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2004; experiência no diagnóstico laboratorial de Febre Aftosa e suas doenças diferenciais, diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina, Programas Sanitários e Sistemas Laboratoriais. Facilitadora de Formação em Gestão de Riscos Biológicos em Laboratório pela WHO em 2010, formando equipes de gestores de riscos em Brasil e Paraguai de 2010 a 2016, sob demanda. Atualmente no SISA/DDA/SFA-RJ com os programas de Epidemiologia e Febre Aftosa e Avaliação da Performance dos Serviços Veterinários (Quali-SV/Ferramenta PVS/OIE), Chefe Substituta do Serviço de Defesa Animal; co-responsável pelo Trânsito Nacional de animais vivos e subprodutos (GTA e CIS-E); atuando em Gestão de Riscos Biológicos em Laboratório (ISO/AWI 35001; Treinamento em Gestão de Riscos modelo AMD). Unidade Virtual da Divisão de Febre Aftosa/CAT/CGSA/DSA/SDA/MAPA – Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA.

Fernando Henrique Brandão Molento
1º Tesoureiro

Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica, atuando como Coordenador do Complexo Laboratorial NB3/NBA3 da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas e enquanto Assessor Técnico Especializado do Serviço de Gestão Técnica e Administrativa do Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde, em Belém-PA. Enfermeiro especialista em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, e doutorando em Virologia PPGV/IEC. Tem experiência na área acadêmica e em serviços de saúde nas especialidades Doenças Infecciosas; Prevenção e Controle de Infecção; Biossegurança em serviços de saúde e em alta contenção laboratorial (NB3/NBA3), Saúde do Trabalhador; Gerenciamento de Resíduos de Saúde; Segurança do Paciente. Atua no assessoramento institucional para estruturação, normatização e regulação de programas e serviços técnicos; na gestão de ações táticas e estratégicas para implementação de requisitos técnicos normativos; na gerência de projetos de tecnologia em saúde e treinamento em serviço. Membro da Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção – SB3; membro do Grupo Técnico para a elaboração da proposta de construção do laboratório NB4 (GT NB4), da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN), do Conselho de Governo.

Luciana Di Ciero
2º Tesoureiro

Possui graduação em engenharia agronômica pela faculdade de agronomia e zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1986), mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é consultora na área de Regulamentação de Biossegurança de OGMs. Foi Diretora de Assuntos Científicos e Regulatórios da Amyris Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustívies Ltda. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biossegurança, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, transgênicos, biossegurança, agricultura e organismos geneticamente modificados.

Sócios Fundadores

  • Adriano Campos
  • André de Oliveira Mendonça
  • Bernardo Elias Correa Soares  
    (in memoriam)
  • Breno de Mello Silva
  • Cláudio Mafra
  • Cristiano Barros de Mello
  • Danilo Nery Coelho
  • Fernanda C. Peixoto Castro
  • Fernando Henrique Brandão Molento
  • Flávio Rocha da Silva
  • José Luís Ravagnani Vargas
  • Karinne Spirandelli Carvalho Naves
  • Kelly Fagundes Nascimento
  • Leila dos Santos Macedo
  • Leila Pontes Silva
  • Luiz Eduardo Ramos
  • Marcos Dornelas Ribeiro
  • Mariana Montez Carpes
  • Nínive Aguiar Colonello 
  • Oswaldo Magalhães
  • Paula Amorim Schiavo
  • Pedro Canísio Binsfeld
  • Ricardo Nascimento
  • Sílvio Valle Moreira
  • Win Degrave
plugins premium WordPress