De 6 a 9 de dezembro de 2022, o Health Security Partners (HSP) e a Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3) realizaram o workshop “Formação de Multiplicadores em Bioproteção Cibernética”. O workshop reuniu equipes de profissionais de TI e cientistas de instituições de pesquisa brasileiras para um treinamento sobre a implementação das melhores práticas de ciber-higiene em nível institucional para proteger dados valiosos de pesquisa e outras informações confidenciais de possíveis ataques cibernéticos. Houve muitos pontos de discussão, incluindo:
- Cinco funções da estrutura de segurança cibernética: Identificar, Proteger, Detectar, Responder e Recuperar
- Desafios na gestão de riscos e normas técnicas sob perspectivas de bioproteção
- Compreender os riscos de segurança cibernética para laboratórios e comunidades vizinhas
- Estratégias para fortalecer a capacidade de Ciberbiossegurança laboratorial
- Preparando-se para incidentes cibernéticos
- Os diferentes tipos de dados armazenados e transmitidos por meio de plataformas de tecnologia da informação e seus riscos
- Equipamentos e tecnologias de laboratório e informática
- Mitigando a engenharia social e promovendo uma cultura de responsabilidade
- Desenvolver políticas, procedimentos e práticas institucionais de segurança cibernética
Após o treinamento, os participantes retornaram às suas instituições de origem com a intenção de replicar o conhecimento e a prática para seus parceiros e colaboradores. Uma demanda crucial em um mundo cada vez mais conectado, principalmente nas instituições biológicas, seus sistemas automatizados e de controle, áreas contidas e equipamentos muito sofisticados, produzindo e armazenando um volume de dados antes inimaginável. A SB3 é imensamente grata pelo apoio do HSP e espera trabalhar juntos novamente em breve.